• Assasinos por natureza
  • Kill Bill
  • Cães de Aluguel
  • Sobre
  • Contato
  • Biografia

    O genial cineasta, intérprete e roteirista norte-americano Quentin Tarantino nasceu no dia 27 de março de 1963, na cidade de Knoxville, no Tennessee, fruto de um relacionamento entre uma professora primária de 16 anos, Connie, e um estudante da Faculdade de Direito que sonhava ser ator, Tony. O nome escolhido para o garoto prenunciava seu futuro, pois era inspirado no personagem ‘Gunsmoke’, criado por Burt Reynolds. Ao completar dois anos de idade ele foi com a família para Los Angeles. Na Meca do cinema, desde cedo ele frequentava as exibições cinematográficas, transformando-se logo em um inveterado cinéfilo. Quentin se tornaria célebre nos anos 90 por seus roteiros inusitados, seus diálogos inesquecíveis e pela recorrência a cenas de extrema violência, características que gerariam na cinematografia norte-americana uma nova estética. Seus filmes são geralmente produzidos com poucos recursos, de forma independente. Após o término dos estudos, ele ingressa na James Best Theatre Company, onde começa a estudar técnicas interpretativas. Seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit, foi elaborado quando ele completou 22 anos. Um de seus empregos iniciais tinha ligação direta com o cinema; ele atuava em um clube de vídeo, a Vídeo Archives, em Manhattan Beach. Ao lado do colega Roger Avary, que seria futuramente o roteirista de uma de suas produções, Pulp Fiction, ele assistia a inúmeros filmes, os quais eram exaustivamente debatidos.

    O diretor de cinema prossegue seu aprendizado no campo da interpretação na Allen Garfield's Actors' Shelter, mas ele encontra efetivamente seu caminho na esfera cinematográfica como roteirista e cineasta. Seu primeiro trabalho comercializado, Amor à Queima-Roupa, de 1993, o leva a se destacar na produção de roteiros. Seu grande sucesso, Cães de Aluguel, de 1992, nasceu em um dos incontáveis eventos de Hollywood, quando Tarantino conhece Lawrence Bender e o produtor o convence escrever um novo roteiro; o resultado é este filme engenhoso, intenso e esteticamente inovador, também dirigido pelo cineasta – sua segunda direção, depois de My Best Friend’s Birthday, de 1987, seu primeiro roteiro.

    Rejeitando diversas propostas tentadoras de Hollywood, Tarantino preferiu se isolar em Amsterdã para elaborar o roteiro de Pulp Fiction, igualmente dirigido por ele. Ao ser lançado, em 1994, ele conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, neste mesmo ano, e subverteu os padrões cinematográficos norte-americanos independentes, ao lado de Sexo, Mentiras e Videotape, de Steven Soderbergh, e de Roger e Eu, de Michael Moore.

    Protagonizado por John Travolta, o filme alavancou a carreira deste ator, já mergulhado nas sombras do esquecimento. Esta obra recebeu também o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicada como Melhor Filme. Seu roteiro anterior, ‘Assassinos Por Natureza’, lhe rendera igualmente elogios da crítica. Após tantos acertos, Tarantino se torna um dos favoritos da indústria cinematográfica, recebendo convites para produzir e distribuir outros trabalhos por meio da Miramax. Ele atuou igualmente no campo da interpretação em algumas de suas obras e em produções alheias. Sua intensa tendência discursiva e seu domínio praticamente enciclopédico de filmes foram também responsáveis por sua fama. Recentemente o cineasta escreveu e dirigiu Kill Bill: Volume I e Kill Bill: Volume II, respectivamente em 2003 e 2004, À Prova de Morte, de 2007 e Bastardos Inglórios, de 2009, que lhe rendeu indicações para várias categorias do Oscar, inclusive de melhor filme, e angariou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Entre as inúmeras namoradas de Tarantino estão mulheres igualmente famosas, como a atriz Mira Sorvino; as cineastas Allison Anders e Sofia Coppola; a intérprete francesa Julie Dreyfus e a comediante Margaret Cho. Ele jamais se casou, nem teve filhos.

    Assasinos por natureza

    Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.

    Kill Bill

    A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).

    Cães de Aluguel

    Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo saiu errado, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.